A Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista
Quando decidimos procurar uma ajuda profissional para administrar distúrbios de comportamento, problemas cotidianos ou buscar auto-conhecimento, muitas vezes podemos confundir o profissional que é indicado pelo termo “psi”. Saiba quais são as diferenças:
Psicologia:
O Psicólogo tem formação superior em Psicologia (5 anos), que tem como objeto de estudo marcado pela busca da compreensão do funcionamento do comportamento e do pensamento. Analisa a relação que a pessoa tem com o mundo e consigo próprio.
A atuação do psicólogo pode ser em consultórios, hospitais, escolas, em orientação profissional, área de recursos humanos, etc.
Devido às várias possibilidades de tratamento, o profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica como behaviorismo, gestalt, psicodrama, psicanálise, cognitivo-comportamental, etc.
Psiquiatria:
O psiquiatra é um profissional que após ter concluído o curso superior em medicina (6 anos), optou pela especialização em psiquiatria (3 anos), estando habilitado para diagnosticar e tratar transtornos mentais, que são patologias que interferem no comportamento da pessoa e no funcionamento do organismo (por exemplos: esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, etc). Esse profissional prescreve medicamentos – habilidade não designada aos psicólogos.
Em alguns casos, o tratamento psiquiátrico deve ser aliado com a psicoterapia.
Psicanálise:
O psicanalista é o profissional que possui formação em Psicanálise (5 ou 6 anos) fundada pelo médico austríaco Sigmund Freud. Antes de iniciar o curso deve ter formação superior em qualquer área, sendo os principais interessados os psicólogos e os psiquiatras.

Fique a vontade para entrar em contato e agendar uma consulta para tirar suas dúvidas e conhecer meu trabalho. Assim posso entender melhor suas necessidades e auxiliá-lo da melhor forma.