Saúde Mental
Os transtornos mentais se referem a qualquer anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica, que acabam interferindo na saúde física, emocional, na produtividade e nos relacionamentos interpessoais da pessoa. Nesse sentido, é importante identificar os sintomas e reconhecer a necessidade de ajuda para que seja realizado o tratamento adequado e a possível minimização do sofrimento.
Para a evolução favorável e o restabelecimento do equilíbrio biopsicossocial, é fundamental buscar a ajuda de profissionais qualificados. Em muitas situações o trabalho conjunto entre psiquiatra e psicólogo traz resultados mais eficazes.
Ansiedade
No Transtorno de Ansiedade Generalizada os sintomas, em geral, são: preocupação excessiva, irritabilidade, inquietação, dificuldade em concentrar-se, fadiga, alteração do sono, nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.
Síndrome do Pânico
Apresenta em geral sintomas como: pensamentos exagerados sobre perigos, sensação de tontura, falta de ar, palpitação, tremor, perda de foco visual, formigamento, dor no peito, sudorese, náuseas, desconforto abdominal, calafrios, ondas de calor, boca seca, medo extremado de entrar em colapso, de desmaiar, de perder o controle, de enlouquecer ou morrer, gerando intensa ansiedade.
Transtorno de Stress Pós Traumático
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático se forma devido ao medo e à ansiedade constantes de que a situação traumática se repita (ex.: lembrar repetidamente do evento, intensa reação emocional frente a estímulos que lembrem o trauma, estado de alerta e vigilância, sobressalto, desconfiança, dificuldade em concentrar-se). As reações básicas são a depressão ou a ansiedade.
Depressão
O paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade. Outros sintomas freqüentes são a dificuldade nos vínculos sociais e distúrbios sexuais.
Fobia
Fobia é um transtorno de ansiedade, que ocorre devido ao medo exagerado em relação a um objeto ou situação, e gera forte reação de ansiedade podendo chegar ao pânico. Há muitas formas de fobia, uma vez que o objeto ou situação está encobrindo os reais motivos da ansiedade. Na Fobia Social, a dificuldade de se expor em público e ficar em evidência, geram constrangimento e ansiedade, podendo ser manifestos por rubor, tremor nas mãos, náuseas, etc., o que afeta a auto-estima, a vida social, os relacionamentos amorosos, a vida profissional, podendo levar ao isolamento ou à redução dos relacionamentos.
Transtorno Bipolar
É caracterizado por variações extremas de humor, com episódios repetitivos ou alternado de mania e depressão. Os sintomas de fase de mania são: sentimento de grandiosidade, necessidade de sono diminuído, distratibilidade, agitação psicomotora, fuga de idéias, etc. Já alguns dos sintomas da fase de depressão são: sente-se deprimido a maior parte do tempo, sensação de inutilidade, dificuldade de concentração, falta de energia, distúrbios de sono, idéias recorrentes de morte/suicídio, etc.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
É caracterizado por idéias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. As idéias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo. Em geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, freqüentemente resistir, pois reconhecem que se trata de seus próprios pensamentos, mas sem sucesso. Já os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas, que tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, freqüentemente implicando dano ao sujeito. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento e faz esforço para resistir, elevando a ansiedade. (Ex.: lavar as mãos muitas vezes para aliviar a idéia de estar sujo).

Fique a vontade para entrar em contato e agendar uma consulta para tirar suas dúvidas e conhecer meu trabalho. Assim posso entender melhor suas necessidades e auxiliá-lo da melhor forma.